Tecnologias e mercados serão pauta no Fórum Nacional da Soja

(Foto: divulgação)

A partir dos próximos dias deve ser iniciada a colheita da safra de soja 2018/2019 no Rio Grande do Sul, primeiramente em regiões que plantaram no cedo cultivares precoces. Para a Federação das Cooperativas Agropecuárias no Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS), existe a indagação do tamanho da safra por causa das chuvas fortes que ocorreram no plantio prejudicando a emergência e o estande de plantas, onde aproximadamente 10% da área precisou de replantio.

Entretanto, o clima quente e úmido que ocorreu no mês de janeiro propiciou uma recuperação nestas lavouras. O presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires, acredita que será inevitável um comparativo com o período anterior, que foi de uma safra com quebra na Metade Sul mas com resultado extraordinário na região Norte do Estado, atingindo uma colheita de 17,6 milhões de toneladas. “Tínhamos uma projeção de 18,5 milhões de toneladas mas que não deveremos atingir, mesmo com o aumento de 2% da área, dificilmente teremos a produtividade que tivemos no ano passado”, avalia.

A situação da safra, assim como as tendências de tecnologia e de mercado, serão discutidas no 30º Fórum Nacional da Soja, que ocorrerá dia 12 de março durante a 20ª edição da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque (RS). O evento, em sua história, ja foi palco de diversas discussões fundamentais para a cultura. “A soja é a cultura mais importante do Estado e do país, sendo a que mais gera divisas na exportação brasileira de grãos”, destaca Pires.

Entre os palestrantes, estará o consultor Elmar Floss, que vai abordar as novas tecnologias e o cenário da cultura em termos de produção e produtividade, mostrando os parâmetros tecnológicos que o grão tem embarcado nos últimos tempos e que os produtores precisam acompanhar as tendências mundiais de uso destas tecnologias. “No passado tivemos uma revolução tecnológica no uso de insumos e agora temos uma revolução digital com tudo que tem de mais avançado para produzirmos com sustentabilidade desde que o produtor tenha rentabilidade”, salienta o presidente da FecoAgro/RS.

No segundo momento, será a vez do diretor da Agroconsult, André Pessoa, apresentar a situação e conjunturas do momento da soja, fazendo uma analogia de mercado e de comercialização, com o futuro da oleaginosa e de outras culturas no mundo, discutindo como os produtores e cooperativas vão se contextualizar nas próximas décadas da agricultura. “Será um momento importante onde serão priorizados os questionamentos do público”, observa Pires.

O evento começa às 9h30min no Auditório Central do Parque da Expodireto Cotrijal e tem produção e organização da FecoAgro/RS e da Cotrijal, com o patrocínio da CCGL. Informações e inscrições podem ser obtidas no site da feira, no endereço www.expodireto.cotrijal.com.br.

Fonte: Comunicação FecoAgro/RS