Notícias: Região

Universidade Federal do Pampa visita escolas do Município de Garruchos
16 de Março de 2013
Universidade Federal do Pampa visita escolas do Município de Garruchos
Coordenador Administrativo Luis André Padilha apresentando a Unipampa para alunos de ensino médio.

Na última quinta-feira (13) alunos, professores e servidores da Universidade Federal do Pampa estiveram em Garruchos para conhecer as escolas do município e a realidade do mesmo.

Estavam presentes nesta comitiva que saiu do Campus de São Borja Coordenador administrativo Luis André Antunes Padilha, Professores da Unipampa Laura Escobar, Hamilton de Lima e Souza, Evandro Guindani, técnico administrativo Ricardo Brittes Moreira. Alunos: Leonardo Marion, Bruna Karina Gonçalves e Vilmar dos Anjos (Relações Públicas - ênfase em Produção Cultural); Thiara Tezza, Lorraine Araújo Inácio e Danilo Pedro Jovino (Ciências Sociais - Ciência Política); e Danilo de Freitas (Publicidade e Propaganda).

A primeira localidade a ser visitada foi São José Velho na Escola Municipal de ensino fundamental José Rodrigues, onde se reuniram com pessoas da comunidade que concluíram o ensino médio e não cursam ensino superior, alunos e professores da escola onde eles apresentaram a Unipampa e falaram sobre as formas de ingresso na rede pública. Os alunos da universidade falaram sobre suas experiências, sendo que muito deles que acompanhavam a comitiva são de outros estados do país e sobrevivem com as bolsas de projetos de pesquisa e extensão bem como as bolsas de auxilio a permanência.

Após São José Velho a comitiva da Unipampa juntamente com o Prefeito e o Secretário da Educação de dirigiram a comunidade de São Lucas na Agroindútria onde um grupo de mulheres garruchenses participavam de um curso de culinária com peixe realizado pela Emater em parceria com a Prefeitura Municipal.

A comitiva conheceu um pouco de Garruchos, onde visitaram a Conversora Garabi, o CRAS (Centro de Assistência e Referencia Social), a Prefeitura Municipal e o Cais do Porto de Garruchos que tem passado por melhorias em sua infraestrutura. A noite todos dirigiram-se a Escola Estadual de Educação Básica Evaristo Afonso de Castro para conversar com os alunos do ensino médio de Garruchos.

O Prefeito Cardinal e o Coordenador Administrativo da Unipampa estudam uma parceria para a formação de um curso de pré-vestibular gratuito para preparar adolescentes e adultos que já concluíram ou estão em processo de conclusão do ensino médio a disputar uma vaga em universidades federais da região e estado.
 

Fotos vinculadas

Coordenador Administrativo Luis André Padilha apresentando a Unipampa para alunos de ensino médio. Representantes da Unipampa com prefeito, professores e comunidade de São José Velho. Almoço com variados pratos de peixe.

Fonte: Assessoria de imprensa prefeitura de Garruchos

 

Mais notícias