Logotipo Rádio São Luiz

Notícias

Universidade Federal do Pampa visita escolas do Município de Garruchos
Coordenador Administrativo Luis André Padilha apresentando a Unipampa para alunos de ensino médio.
Coordenador Administrativo Luis André Padilha apresentando a Unipampa para alunos de ensino médio.

Na última quinta-feira (13) alunos, professores e servidores da Universidade Federal do Pampa estiveram em Garruchos para conhecer as escolas do município e a realidade do mesmo.

Estavam presentes nesta comitiva que saiu do Campus de São Borja Coordenador administrativo Luis André Antunes Padilha, Professores da Unipampa Laura Escobar, Hamilton de Lima e Souza, Evandro Guindani, técnico administrativo Ricardo Brittes Moreira. Alunos: Leonardo Marion, Bruna Karina Gonçalves e Vilmar dos Anjos (Relações Públicas - ênfase em Produção Cultural); Thiara Tezza, Lorraine Araújo Inácio e Danilo Pedro Jovino (Ciências Sociais - Ciência Política); e Danilo de Freitas (Publicidade e Propaganda).

A primeira localidade a ser visitada foi São José Velho na Escola Municipal de ensino fundamental José Rodrigues, onde se reuniram com pessoas da comunidade que concluíram o ensino médio e não cursam ensino superior, alunos e professores da escola onde eles apresentaram a Unipampa e falaram sobre as formas de ingresso na rede pública. Os alunos da universidade falaram sobre suas experiências, sendo que muito deles que acompanhavam a comitiva são de outros estados do país e sobrevivem com as bolsas de projetos de pesquisa e extensão bem como as bolsas de auxilio a permanência.

Após São José Velho a comitiva da Unipampa juntamente com o Prefeito e o Secretário da Educação de dirigiram a comunidade de São Lucas na Agroindútria onde um grupo de mulheres garruchenses participavam de um curso de culinária com peixe realizado pela Emater em parceria com a Prefeitura Municipal.

A comitiva conheceu um pouco de Garruchos, onde visitaram a Conversora Garabi, o CRAS (Centro de Assistência e Referencia Social), a Prefeitura Municipal e o Cais do Porto de Garruchos que tem passado por melhorias em sua infraestrutura. A noite todos dirigiram-se a Escola Estadual de Educação Básica Evaristo Afonso de Castro para conversar com os alunos do ensino médio de Garruchos.

O Prefeito Cardinal e o Coordenador Administrativo da Unipampa estudam uma parceria para a formação de um curso de pré-vestibular gratuito para preparar adolescentes e adultos que já concluíram ou estão em processo de conclusão do ensino médio a disputar uma vaga em universidades federais da região e estado.
 

Comentários

Últimas notícias