Notícias: Geral

Mini-empresa de alunos da Escola Cruzeiro do Sul cria produto inédito: capa de caixa d’água
02 de Setembro de 2014

Dando sequência ao programa, de incentivo ao empreendedorismo na área empresarial, da Junior Achievement em parceria com a ACI e Escola Cruzeiro do Sul. Os alunos da Escola formaram a mini-empresa, com o nome de EcoSul Capas, que tem como produto capas para caixas d’água.

Segunda-feira, a diretoria da mini-empresa, formada por alunos do 2º ano do ensino médio, cuja presidente é a estudante Ana Paula e dos professores voluntários Andréia, Miriam, Carina e Adilson, estiveram na ACI para apresentar seu plano de trabalho. A presença na Associação Comercial e Industrial se justifica no fato de que a entidade realiza esse programa em conjunto com Junior Achievement, programa internacional de incentivo à atividade empresarial.

A mini-empresa funciona com as regras do mercado, como se fosse empresa real, tendo compromissos como o pagamento dos salários dos funcionários, obrigações sociais e impostos e, ainda, a matéria prima aplicada na fabricação do produto e as demais despesas próprias de qualquer atividade laboral. A regra fundamental do programa é criar um produto, para ser comercializado. Para isso, com o apoio dos professores voluntários, que atuam como conselheiros, a diretoria da empresa realizou reuniões com sua equipe de colaboradores para escolher o produto a ser fabricado. Várias ideias foram colocadas em debate e, como resultado dessa ‘tempestade de ideias’, surgiu o projeto de fabricação de capas de caixa d’água, que atendem necessidade real de fortalecer a vedação desses depósitos de água instalados nas residências, para abastecer as famílias, tanto para higiene pessoal, limpeza geral da casa, como para consumo humano e, ainda, como insumo na fabricação de alimentos.

As capas são feitas com polietileno e a vedação é feita com elástico, costurado nas bordas da capa. Esse material não elimina a tampa da caixa, que deve ser colocada sobre a capa.

As capas serão colocadas à venda em embalagens de plástico, com uma das faces reservada para o logotipo da marca e texto indicando a forma de utilização. As capas para caixas até 500 litros, serão vendidas a R$ 35,00.

Trata-se de uma criação inédita, porque não se tem notícia de uma capa de polietileno

para fazer a vedação de caixas d’água.
A diretoria da ACI se mostrou impressionada com a capacidade criativa dos estudantes da Escola Técnica Estadual Cruzeiro do Sul, porque criaram algo realmente novo, inédito e útil, capaz de resolver a questão da vedação das depósitos de água instalados na cobertura das casas, para o abastecimento das famílias. Aliás, sobre isso muito se tem falado, especialmente em função do mosquito da dengue, que se reproduz em água limpa e parada. Portanto, caixas d’água sem vedação perfeita, se tornam locais para grande reprodução dos mosquitos da dengue. Além disso, as caixas d’água sem vedação, embora com tampas, estão sujeitas a receberam vários tipos de insetos que podem ser causas de várias doenças na família.

COMERCIALIZAÇÃO – A empresa dos alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual Cruzeiro do Sul vai fazer a venda de capas de caixas d’água nas empresas que vendem material de construção, através de instaladores sanitários e profissionais que fazem a limpeza de caixas d’água. Quem desejar esse produto, também poderá fazer contato telefônico diretamente com a Escola Cruzeiro do Sul (3352-4109) ou com os diretores da EcoSul Capas (9702-7046, 9951-2778, 9692-0537 e 8160-0070). 

Fonte: Assessoria de Imprensa ACI

 

Mais notícias