Hoje é o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza

Campanha segue até o dia 31 de maio. (Foto: Arquivo / Prefeitura de São Luiz Gonzaga)

Neste sábado, 4 de maio, ocorre o Dia D da 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Na data, todas as unidades de saúde do município estarão abertas das 8 horas até às 17 horas para proporcionar o acesso à vacina ao público alvo em todos os bairros que possuem ESFs.

A campanha é destinada a pessoas com 60 anos de idade ou mais; crianças na faixa etária de seis meses a cinco anos, 11 meses e 29 dias; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da área da saúde (de acordo com o Conselho Nacional de Saúde); professores das escolas públicas e privadas; povos indígenas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos cumprindo medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; profissionais das forças de segurança e salvamento.

A coordenadora do Centro de Saúde, a enfermeira Patrícia Bressan, solicita aos integrantes dos grupos prioritários que aproveitem o dia de mobilização. “Pedimos para que as pessoas que se encaixam nos grupos prioritários e ainda não se vacinaram contra a gripe, que compareçam as unidades de saúde neste Dia D. Não deixe a sua proteção para última hora. Procure uma unidade de saúde e faça parte do Movimento Vacina Brasil. É mais proteção e saúde para todos!”. A coordenadora também informa que, no caso das crianças, é preciso apresentar a caderneta de vacinação e o cartão SUS.

ÍNDICES DE IMUNIZAÇÃO

A meta do município é vacinar 90% do público alvo. De acordo com o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações – com registros obtidos até 30 de abril – desde o início da campanha, 34,02% da população alvo foi imunizada. Em uma análise por grupo, 44,88% das crianças menores de 6 anos foram vacinadas; 50,85% dos trabalhadores da saúde; 59,67% das gestantes; 81,67% das puérperas; 50,69% dos idosos; 38,32% dos professores e 30,22% de comorbidades.

O sistema também mostra o quantitativo de doses aplicadas por unidade de saúde no município:

Centro de Saúde e ESF Centro – 1.813 doses aplicadas

ESF Duque de Caxias – 604 doses aplicadas

ESF Trinta – 384 doses aplicadas

ESF Floresta – 400 doses aplicadas

ESF Paz – 377 doses aplicadas

ESF Presidente Vargas – 506 doses aplicadas

ESF Agrícola e ESF Ramona – 1.001 doses aplicadas

ESF Mário – 490 doses aplicadas

ESF Dr. Chico – 218 doses aplicadas

A 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza encerra no dia 31 de maio.

Por Larissa Dorneles 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações do Centro de Saúde